• Home
  • >
  • Infraleaders
  • >
  • Primeiro dia de InfraLeaders abordou perspectivas e desafios para os investimentos em infraestrutura

Primeiro dia de InfraLeaders abordou perspectivas e desafios para os investimentos em infraestrutura

Nesta segunda-feira (09.09), teve início em Washington D.C. o Programa InfraLeaders, voltado para líderes e especialistas que atuam em diferentes setores e fases de programas e projetos de infraestrutura. Um grupo de 70 profissionais, dentre eles: convidados seniores, professores e ex-alunos dos MBAs PPP e Concessões e Saneamento Ambiental da FESPSP, além de participantes das edições anteriores do InfraLeaders. 

Ao longo da semana, o evento promove uma imersão através de painéis de discussão, estudos de caso e palestras interativas, além de incentivar uma intensa troca de experiências entre profissionais de diferentes setores. Neste ano, os temas-chave incluem o papel dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento (BMDs) no financiamento de infraestrutura, os desafios de planejamento e fiscais na política interna, estruturação de concessões e investimentos privados, com estudos de caso da América Latina e Caribe, e debates sobre o clima de transição no setor. 

Para saber mais sobre o primeiro dia de evento, confira a nossa cobertura completa!

InfraLeaders 2024: chegamos a nossa terceira edição

2024 é o ano em que o InfraLeaders chega a sua terceira edição. No ano passado, o evento ocorreu em Londres. Será uma semana intensa reunindo formuladores e implementadores de políticas públicas, estruturadores de projetos de PPP e concessões, profissionais do saneamento, servidores de agências reguladoras, bancos de desenvolvimento, advogados, consultores, acadêmicos, jornalistas, e representantes de instituições e think tanks do setor de infraestrutura.

Neste ano, o programa oferece aos seus participantes a oportunidade de ouvir especialistas de renome internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e também de outros organismos multilaterais e de diversas áreas estratégicas dos setores público e privado dos EUA e outros países. O foco está em aprender com abordagens consideradas o estado da arte no desenvolvimento, financiamento e gerenciamento de infraestrutura na América Latina, Caribe e outros países.

Perspectivas para investimentos em infraestrutura no Brasil

O primeiro dia do InfraLeaders 2024 começou com as boas-vindas dos organizadores. Logo no início do evento, Tomás Serebrisky (Gerente de Infraestrutura do BID), Paulo Corrêa (Diretor Executivo Brasil/Suriname do BID), Carlos Nascimento e Rafael Castilho (Coordenadores da FESPSP), e Guilherme Peixoto (Superintendente de Licitações da B3) falaram sobre o programa e a agenda dos próximos dias. Posteriormente, Jordan Schwartz, Vice-Presidente Executivo do BID, fez o discurso de abertura.

Na sessão “A Hora do Brasil”, falaram especialistas da FESPSP e B3, que apresentaram perspectivas de investimentos em infraestrutura no Brasil. Moderada por Morgan Doyle (Gerente Nacional – Brasil, BID), a sessão discutiu as perspectivas de investimentos em infraestrutura no âmbito nacional e contou com a participação de Gustavo Guimarães (Secretário-Executivo do Ministério do Planejamento e Orçamento), Jorge Bastos (Presidente da Infra S.A.), Viviane Esse (Secretária Nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes), Cleyton Barros (Chefe da Assessoria Especial da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil), e Eduardo Correia Tavares (Secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional).

“É importante a gente entender em como o nosso trabalho tem se refletido entre os agentes privados e ter este feedback pra que a gente possa aperfeiçoar nossas políticas, ouvi-los, discutir, debater e obviamente melhorar as políticas públicas porque o que a gente quer é um crescimento sustentável para o país para os próximos anos e a infraestrutura é um vetor primordial nesse processo”, disse Gustavo Guimarães, Secretário-Executivo do Ministério do Planejamento e Orçamento.

Preenchendo lacunas de investimentos na América Latina e Caribe

A Sessão 1 foi focada nos desafios de investimento em infraestrutura na América Latina e no Caribe. Esse painel contou com palestras de Tomás Serebrisky, Ana María Pinto (Diretora de Transporte e Mobilidade do BID), Elizabeth Robberechts (Diretora de Infraestrutura do BID Invest), Gaston Astesiano (Chefe da Unidade de PPP do BID), Marcelino Madrigal (Chefe da Divisão de Energia do BID Energy), e Andrés Blanco (Economista Principal de Água e Saneamento, BID).

“Discutimos como investimentos inteligentes em infraestrutura de transporte — como frotas de ônibus elétricos e sistemas de metrô — estão transformando a mobilidade urbana, reduzindo emissões e promovendo a inclusão social. Uma lição importante foi a importância de mobilizar recursos dos setores público e privado para impulsionar soluções impactantes de longo prazo”, explicou Ana María Pinto, Diretora de Transporte e Mobilidade do BID.

O primeiro dia foi concluído com um coquetel de boas-vindas no BID, proporcionando uma oportunidade de networking e troca de ideias entre os participantes.

Para saber mais sobre o InfraLeaders 2024, continue acompanhando a cobertura completa do evento e também as nossas redes (Instagram e LinkedIn).