• Home
  • >
  • Notícias
  • >
  • Boas práticas em projetos de infraestrutura e aplicação do Modelo das 5 dimensões são destaque no segundo dia de Módulo Internacional

Boas práticas em projetos de infraestrutura e aplicação do Modelo das 5 dimensões são destaque no segundo dia de Módulo Internacional

O segundo dia do Módulo Internacional teve como foco a experiência do Reino Unido e a etapa de preparação dos projetos de infraestrutura. Os alunos tiveram a oportunidade de assistir diversas palestras que abordaram diferentes aspectos do universo das PPPs no contexto do Reino Unido.

O Módulo Internacional integra o curso de MBA e é realizado na UCL (University College London) em colaboração com a The Bartlett Development Planning Unit (Unidade de Planejamento de Desenvolvimento) e a unidade de gestão de projetos da UCL, a UCL Consultants Ltd. (UCLC).

Boas práticas em projetos de infraestrutura com participação privada

A primeira palestra do dia foi de Javier Encinas, chefe interino da equipe internacional da IPA (Infrastructure and Projects Authority). Em sua abordagem, Encinas falou sobre quais são as boas práticas utilizadas pelo Reino Unido para atrair capital e trouxe um pouco sobre a experiência do setor privado para infraestrutura pública no país. 

Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre o modelo de trabalho da IPA em grandes projetos de infraestrutura, como é a atual situação de infraestrutura no país e como funciona o sistema de contratação pública. Encinas também abordou os princípios chave para os contratos de PPP. 

A palestra foi finalizada com as lições aprendidas pelo Reino Unido com o financiamento, entrega e gestão de projetos de infraestrutura com participação privada. Sem dúvida, um conteúdo rico e de grande importância para os alunos. 

Javier Encinas e Carlos Nascimento, coordenador do curso de MBA PPP da FESPSP e professor honorário associado da University College London

Abordagem do Reino Unido no Modelo das 5 dimensões

Depois de uma pausa para o café, os alunos tiveram mais uma palestra com Javier. Na segunda parte da manhã, Encinas trouxe a experiência do Reino Unido utilizando o “Modelo das 5 Dimensões” para a preparação, avaliação e aprovação de propostas de investimento. 

Durante a palestra, os alunos puderam acompanhar diferentes estudos de caso, abordando situações envolvendo aspectos e problemas diferentes. Também foi possível aprender com as falhas dos projetos e entender as necessidades do setor privado em termos de infraestrutura. 

Javier também fez uma abordagem teórica do Modelo das 5 Dimensões, esclarecendo suas características. 

O futuro das PPPs e novas abordagens práticas

A terceira palestra do dia ficou por conta de Margarethe Theseira, Chefe da UK Consulting, Buro Happold, e Professora Titular de Desenvolvimento Econômico Urbano, The Bartlett Development Planning Unit. Em sua palestra, Margarethe abordou os próximos passos para as PPPs no Reino Unido através de casos práticos. Ela expôs sobre o declínio das PFI’s no Reino Unido, uma iniciativa para o financiamento privado que antes de ser uma forma genérica de contratação, é um programa do governo britânico que visa encorajar a realização de obras e a gestão de serviços públicos mediante o apoio do financiamento privado. Ela também explorou os impactos e benefícios para Londres acerca do financiamento do crossrail, além de outros projetos de infraestrutura do Reino Unido. 

Margarethe Theseira, Chefe da UK Consulting, Buro Happold, e Professora Titular de Desenvolvimento Econômico Urbano, The Bartlett Development Planning Unit e Oriol Riba, Diretor Associado Sênior, Consultoria Estratégica, Jacobs

A última palestra do dia foi realizada por Oriol Riba, Diretor Associado Sênior, Consultoria Estratégica, Jacobs. Em sua palestra, Oriol abordou o “Desenvolvimento de um Modelo de Investimento Mútuo para o projeto da Rodovia A465 no País de Gales”, trazendo uma breve introdução sobre as PPPs e também um comparativo entre contratos. Ele também abordou algumas controvérsias sobre as PPPs no Reino Unido, além de falar sobre o Investimento Mútuo, um modelo de PPP do País de Gales. Sua palestra também foi focada em um caso prático envolvendo uma rodovia e pode compartilhar com o grupo suas experiências nesse projeto. 

Visita guiada pelo campus

Para finalizar o dia, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o campus da UCL e sua história em uma visita guiada. A UCL foi fundada em 1826 com o objetivo de trazer acessibilidade à educação universitária. Hoje é considerada a 8ª melhor universidade do mundo e foi pioneira em admitir condições de igualdade para estudantes de ambos os gêneros. Para os alunos do curso, essa foi uma oportunidade de conhecer mais sobre a UCL e sua história. 

Para mais detalhes sobre a cobertura do módulo internacional e para acompanhar os destaques diários da programação, confira nosso site e siga-nos no Instagram e LinkedIn.