• Home
  • >
  • Infraleaders
  • >
  • Casarão da FESPSP: Um Marco Histórico nas Ciências Sociais Brasileiras

Casarão da FESPSP: Um Marco Histórico nas Ciências Sociais Brasileiras

O Infra Leaders Jazz Night acontecerá na Sala Florestan Fernandes, no Casarão da FESPSP. 

Você conhece a história do Casarão?


Erguido na primeira metade do século XX a pedido do Senador Rodolfo Miranda, o Casarão da FESPSP ostenta uma rica história entrelaçada com a memória da Vila Buarque e o desenvolvimento das Ciências Sociais no Brasil.


Originalmente concebido como residência, o Casarão teve seus rumos alterados quando, após a venda pelos herdeiros do Senador, se transformou em pensão. 

Em 1954, a FESPSP adquiriu a propriedade, marcando o início de um novo capítulo para o imponente edifício com a memória da Vila Buarque e o desenvolvimento das Ciências Sociais no Brasil.


O Casarão se tornou a sede da instituição, testemunhando e sediando debates, pesquisas e eventos que moldaram o panorama das Ciências Sociais no Brasil. Nas paredes que guardam memórias de grandes nomes da área, o Casarão serviu como palco para a construção do conhecimento e a reflexão crítica sobre a sociedade.

No entanto, o tempo cobrou seu preço. O intenso movimento do entorno, especialmente após o IV Centenário de São Paulo, com o redesenvolvimento arquitetônico da Vila Buarque, abalou as estruturas do Casarão. Em 2010, uma obra nas imediações da FESPSP colocou em risco a integridade do edifício, levando à interdição da obra e à necessidade de uma profunda reforma.

Em um esforço conjunto da FESPSP com a comunidade e órgãos de preservação do patrimônio histórico, o Casarão foi completamente restaurado. Essa iniciativa, realizada como parte das comemorações dos 90 anos da FESPSP, garantiu a preservação de um símbolo fundamental para a história da instituição e das Ciências Sociais brasileiras.

Tombado como patrimônio histórico da cidade de São Paulo, o Casarão da FESPSP segue como um farol de conhecimento e memória, inspirando novas gerações de estudiosos e reafirmando a importância das Ciências Sociais na construção de uma sociedade mais justa e democrática.



Fonte e imagens: FESPSP.