• Home
  • >
  • Infraleaders
  • >
  • Infraleaders 2023 inicia nesta segunda-feira com a participação de 62 líderes de infraestrutura do Brasil e autoridades britânicas

Infraleaders 2023 inicia nesta segunda-feira com a participação de 62 líderes de infraestrutura do Brasil e autoridades britânicas

A terceira edição do Infraleaders – Programa Internacional de Líderes da Infraestrutura iniciou nesta segunda-feira (11), na sede da Infrastructure and Projects Authority (IPA) – localizada no histórico Prédio do Tesouro Britânico. O programa conta com a participação de 62 pessoas do setor de infraestrutura de diversos estados do Brasil, que ocupam cargos de liderança, autoridades públicas e especialistas sêniores em órgãos públicos e empresas privadas, professores e ex-alunos do MBA PPP e Concessões e do MBA Saneamento Ambiental.

O Infraleaders segue até a sexta-feira (15), com uma duração total de 40 horas-aula, englobando painéis de discussão, estudos de caso com palestras interativas, e outras formas de discussão. O curso conta com tradução simultânea durante toda a duração.

Realizado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) em parceria com a IPA, o Infraleaders é um programa customizado, exclusivo e feito cuidadosamente para quem ocupa cargos de liderança, autoridades públicas e especialistas sêniores em órgãos públicos e empresas privadas, professores e ex-alunos do MBA PPP e Concessões e do MBA Saneamento Ambiental, e que operem nos diferentes setores e fases dos programas e projetos de infraestrutura.

O Infraleaders iniciou com as falas de abertura e boas-vindas dos coordenadores do programa, Carlos Nascimento e Rafael Castilho, e do anfitrião do curso: Javier Encinas, chefe-adjunto da Equipe Internacional da IPA. Após a abertura oficial, Javier apresentou a palestra “Abordagem do Reino Unido para o Desenvolvimento de Infraestrutura e lições aprendidas”. Em seguida, ele abordou o tema “Melhores práticas do Reino Unido para atrair capital e expertise do setor privado para a infraestrutura pública”.

Martin Taylor, gerente de Projetos no Metrô de Londres, que apresentou a abordagem da Transport for London (TfL) para planejamento e priorização e relação com o setor privado. Outra autoridade britânica que participou no curso hoje foi Karineh Grigorian, especialista Comercial da IPA, que apresentou um estudo de caso sobre as lições aprendidas com o projeto PPP do Metrô de Londres.

Para finalizar o primeiro dia, foi realizado a sessão “É hora do Brasil”, que é dedicada a autoridades brasileiras convidadas a compartilhar suas opiniões sobre os atuais desafios e oportunidades que o Brasil enfrenta em comparação com os exemplos e a realidade do Reino Unido. Leany Lemos, secretária Nacional de Planejamento do Ministério de Planejamento e Orçamento do Governo Federal, compartilhou o Plano Plurianual 2024/2027 da secretaria, focando no planejamento, infraestrutura e visão do futuro.

Leany Lemos também participa do Infraleaders como aluna e enfatizou a importância da imersão no setor de infraestrutura britânico. “Neste primeiro dia, já vimos o quanto o Reino Unido avançou nos últimos 30 anos. Também vimos como foi a evolução institucional da atual IPA, de como é estar imerso em uma governança maior, com planejamento de longo prazo e financiamentos. Há toda uma infraestrutura institucional, organizacional, uma preocupação com retenção de talentos, uma visão de longo prazo e uma conexão com aquilo que a sociedade quer, para que possam entregar. Este primeiro dia foi muito intenso e está sendo tudo muito produtivo, principalmente para quem trabalha no setor público”, reforçou Leany.

Rafael Castilho, um dos coordenadores do Infraleaders, afirmou que este primeiro dia confirmou que o programa já é um sucesso. “Um número tão expressivo de líderes do setor da infraestrutura que participam deste curso só pode revelar que o Brasil, com todas as dificuldades estruturais, possui profissionais extremamente interessados no desenvolvimento do país, com um objetivo fundamental de compreender diferentes experiências globais”, afirmou.

José Fernando Gomes Júnior, presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e vice-presidente Regional Norte da Aesbe, falou sobre a importância da participação no curso. “Para nós, da Aesbe, é um motivo de muita alegria estar participando desta semana de aprendizado. O conhecimento é de fundamental importância para aprimorarmos o nosso trabalho. Estamos absorvendo os cases de sucesso da Inglaterra e certamente vamos implementar o que for possível, para que nossas companhias fiquem cada vez mais eficientes”, afirmou.

O anfitrião Javier Encinas enfatizou que é um motivo de muita alegria sediar o Infraleaders em Londres.

Ao proporcionar um fórum de discussão e debate, os participantes conhecem o que está acontecendo no cenário internacional, em especial na Inglaterra, e compartilham conhecimentos com os colegas de diferentes setores. Essa metodologia, combinada com o estilo de ensino interativo, será um recurso valioso que os participantes terão ao retornar aos seus locais de trabalho.

O Infraleaders conta com a parceria institucional da B3 e da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe).