A terceira edição do Infraleaders – Programa Internacional de Líderes da Infraestrutura iniciou nesta segunda-feira (11), na sede da Infrastructure and Projects Authority (IPA) – localizada no histórico Prédio do Tesouro Britânico. O programa conta com a participação de 62 pessoas do setor de infraestrutura de diversos estados do Brasil, que ocupam cargos de liderança, autoridades públicas e especialistas sêniores em órgãos públicos e empresas privadas, professores e ex-alunos do MBA PPP e Concessões e do MBA Saneamento Ambiental.
…
…
O Infraleaders segue até a sexta-feira (15), com uma duração total de 40 horas-aula, englobando painéis de discussão, estudos de caso com palestras interativas, e outras formas de discussão. O curso conta com tradução simultânea durante toda a duração.
…
Realizado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) em parceria com a IPA, o Infraleaders é um programa customizado, exclusivo e feito cuidadosamente para quem ocupa cargos de liderança, autoridades públicas e especialistas sêniores em órgãos públicos e empresas privadas, professores e ex-alunos do MBA PPP e Concessões e do MBA Saneamento Ambiental, e que operem nos diferentes setores e fases dos programas e projetos de infraestrutura.
…
O Infraleaders iniciou com as falas de abertura e boas-vindas dos coordenadores do programa, Carlos Nascimento e Rafael Castilho, e do anfitrião do curso: Javier Encinas, chefe-adjunto da Equipe Internacional da IPA. Após a abertura oficial, Javier apresentou a palestra “Abordagem do Reino Unido para o Desenvolvimento de Infraestrutura e lições aprendidas”. Em seguida, ele abordou o tema “Melhores práticas do Reino Unido para atrair capital e expertise do setor privado para a infraestrutura pública”.
…
Martin Taylor, gerente de Projetos no Metrô de Londres, que apresentou a abordagem da Transport for London (TfL) para planejamento e priorização e relação com o setor privado. Outra autoridade britânica que participou no curso hoje foi Karineh Grigorian, especialista Comercial da IPA, que apresentou um estudo de caso sobre as lições aprendidas com o projeto PPP do Metrô de Londres.
…
Para finalizar o primeiro dia, foi realizado a sessão “É hora do Brasil”, que é dedicada a autoridades brasileiras convidadas a compartilhar suas opiniões sobre os atuais desafios e oportunidades que o Brasil enfrenta em comparação com os exemplos e a realidade do Reino Unido. Leany Lemos, secretária Nacional de Planejamento do Ministério de Planejamento e Orçamento do Governo Federal, compartilhou o Plano Plurianual 2024/2027 da secretaria, focando no planejamento, infraestrutura e visão do futuro.
…
Leany Lemos também participa do Infraleaders como aluna e enfatizou a importância da imersão no setor de infraestrutura britânico. “Neste primeiro dia, já vimos o quanto o Reino Unido avançou nos últimos 30 anos. Também vimos como foi a evolução institucional da atual IPA, de como é estar imerso em uma governança maior, com planejamento de longo prazo e financiamentos. Há toda uma infraestrutura institucional, organizacional, uma preocupação com retenção de talentos, uma visão de longo prazo e uma conexão com aquilo que a sociedade quer, para que possam entregar. Este primeiro dia foi muito intenso e está sendo tudo muito produtivo, principalmente para quem trabalha no setor público”, reforçou Leany.
…
Rafael Castilho, um dos coordenadores do Infraleaders, afirmou que este primeiro dia confirmou que o programa já é um sucesso. “Um número tão expressivo de líderes do setor da infraestrutura que participam deste curso só pode revelar que o Brasil, com todas as dificuldades estruturais, possui profissionais extremamente interessados no desenvolvimento do país, com um objetivo fundamental de compreender diferentes experiências globais”, afirmou.
…
José Fernando Gomes Júnior, presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e vice-presidente Regional Norte da Aesbe, falou sobre a importância da participação no curso. “Para nós, da Aesbe, é um motivo de muita alegria estar participando desta semana de aprendizado. O conhecimento é de fundamental importância para aprimorarmos o nosso trabalho. Estamos absorvendo os cases de sucesso da Inglaterra e certamente vamos implementar o que for possível, para que nossas companhias fiquem cada vez mais eficientes”, afirmou.
…
O anfitrião Javier Encinas enfatizou que é um motivo de muita alegria sediar o Infraleaders em Londres.
Ao proporcionar um fórum de discussão e debate, os participantes conhecem o que está acontecendo no cenário internacional, em especial na Inglaterra, e compartilham conhecimentos com os colegas de diferentes setores. Essa metodologia, combinada com o estilo de ensino interativo, será um recurso valioso que os participantes terão ao retornar aos seus locais de trabalho.
O Infraleaders conta com a parceria institucional da B3 e da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe).