Nesta terça-feira (12), o Infraleaders – Programa Internacional de Líderes da Infraestrutura contou com participação do secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leonardo Picciani, e do presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), André Salcedo, que juntos integraram o Painel “Perspectivas no Brasil para o setor de infraestrutura, em especial no setor do saneamento”, que foi moderado por Elcires Pimenta, coordenador Técnico do MBA Saneamento Ambiental da FESPSP. O momento intitulado “É Hora do Brasil” é dedicado para as autoridades brasileiras convidadas a compartilharem seus conhecimentos sobre os atuais desafios e oportunidades que o Brasil enfrenta em comparação com os exemplos e a realidade do Reino Unido.
André Salcedo apresentou o desempenho da Sabesp, que é a maior empresa de saneamento do Brasil e a terceira maior do mundo. Apresentou, também, os próximos passos para a desestatização da Sabesp.
Leonardo Picciani contextualizou a situação atual da Política Federal de Saneamento Básico, abordando os estímulos à expansão de investimentos para o setor.
Neste segundo dia de curso, os participantes também assistiram às apresentações: “Estrutura do Modelo de 5 Dimensões para elaboração, avaliação e aprovação de projetos”, apresentado por Javier Encinas, chefe-adjunto da Equpe Internacional da IPA; Palavras e Saudações de Nick Smallwood, Chief Executive Offi cer (CEO) da IPA; “Processo de Revisões e Aprovações de Projetos”, apresentado por Karineh Grigorian, apresentado por especialista Comercial da IPA; “Estudo de Caso: O Modelo de Investimento Mútuo: Comunidades Sustentáveis para Aprendizagem”, apresentado por Sara Humber, diretora de Projetos da IPA; e Financiamento e custeio de infraestrutura e incentivos públicos para mobilização de capital privado, apresentado por Matthew Vickerstaff, vice-chefe executivo da IPA .
Sobre o Programa
O Infraleaders ocorre pela primeira vez em Londres, no Reino Unido, precisamente na sede da Infrastructure and Projects Authority (IPA) – localizada no histórico Prédio do Tesouro Britânico. O programa conta com a participação de 62 pessoas do setor de infraestrutura de diversos estados do Brasil, que ocupam cargos de liderança, autoridades públicas e especialistas sêniores em órgãos públicos e empresas privadas, professores e ex-alunos do MBA PPP e Concessões e do MBA Saneamento Ambiental.
O curso segue até a sexta-feira (15), com uma duração total de 40 horas-aula, englobando painéis de discussão, estudos de caso com palestras interativas, e outras formas de discussão. O curso conta com tradução simultânea durante toda a duração.
Realizado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) em parceria com a IPA, o Infraleaders é um programa customizado, exclusivo e feito cuidadosamente para quem ocupa cargos de liderança, autoridades públicas e especialistas sêniores em órgãos públicos e empresas privadas, professores e ex-alunos do MBA PPP e Concessões e do MBA Saneamento Ambiental, e que operem nos diferentes setores e fases dos programas e projetos de infraestrutura. Os participantes que concluírem o programa com sucesso receberão um certificado internacional, emitido pelas duas instituições realizadoras.
Ao proporcionar um fórum de discussão e debate, os participantes conhecem o que está acontecendo no cenário internacional, em especial na Inglaterra, e compartilham conhecimentos com os colegas de diferentes setores. Essa metodologia, combinada com o estilo de ensino interativo, será um recurso valioso que os participantes terão ao retornar aos seus locais de trabalho.
O Infraleaders conta com a parceria institucional da B3 e da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe).