• Home
  • >
  • Notícias
  • >
  • Terceiro dia do módulo internacional tem palestras com especialistas da Autoridade de Infraestrutura e Projetos do Reino Unido

Terceiro dia do módulo internacional tem palestras com especialistas da Autoridade de Infraestrutura e Projetos do Reino Unido

No terceiro dia do Módulo Internacional, os alunos tiveram a oportunidade de assistir às aulas no prédio do Tesouro Britânico onde fizeram uma visita à Autoridade de Infraestrutura e Projetos (Infrastructure and Projects Authority – IPA). 

A  IPA é o centro de expertise do governo do Reino Unido voltado para infraestrutura e grandes projetos. A instituição conta com especialistas em todos os elementos da entrega de projetos, que vão desde infraestrutura, TI, transformação de defesa, financiamento de projetos, contratos, entre outros. 

A programação começou com uma sessão de boas-vindas e apresentações conduzidas por Javier Encinas, chefe interino da equipe internacional da IPA. Durante o dia, os alunos tiveram a oportunidade de assistir palestras com especialistas e compreender um pouco mais sobre a gestão e administração de projetos envolvendo PPPs.

Investimentos, neutralização e compensação de carbono

A primeira palestra do dia foi de Axel Jaegle, Diretor dos Serviços Bancários e Investimentos do The UK Infrastructure Bank (Banco de Infraestrutura do Reino Unido, UKIB). Durante sua exposição, Jaegle falou sobre como gerar o fomento do crescimento local e regional através da neutralização e compensação de carbono. Em sua fala, trouxe um pouco dos setores prioritários para investimentos, além da importância destes investimentos para acelerar tecnologias emergentes visando neutralizar emissões. 

Gestão e expiração de contratos de PPP

Na segunda parte da manhã, os alunos puderam assistir a palestra de Nick Iliff, diretor de Projetos e da Equipe da Estrutura e de Financiamento de Projeto na Infrastructure and Projects Authority (IPA). Nick é advogado especialista em comercial e realiza não apenas o aconselhamento, como também o apoio em programas da instituição. Em sua abordagem, Nick trouxe um pouco do contexto do Reino Unido e falou sobre todo o caminho percorrido durante a contratação em PPPs todas as suas consequências até a finalização do projeto. Sua palestra teve como enfoque os aspectos das rescisões e como elas impactam diferentes stakeholders, além do usuário final. 

Nick Iliff, diretor de Projetos e da Equipe da Estrutura e de Financiamento de Projeto na Infrastructure and Projects Authority (IPA)

Inovação, tecnologia e inteligência artificial em projetos do governo 

No período da tarde, os alunos puderam assistir a palestra de Nina Ciuffardi, líder de Iniciação de Projetos, IPA; e Anna Saunter, funcionária pública, IPA. Ambas abordaram o uso da inteligência artificial tanto para a análise quanto entrega de projetos na Autoridade de Projetos e Infraestrutura (IPA). Atualmente, a instituição possui um programa em implementação que visa incluir o uso da inteligência artificial melhorando não apenas a análise de dados e entrega de projetos, como também aprimorando serviços públicos e a forma de operação do governo e a entrega de projetos. 

Em sua palestra, Nina e Anna demonstraram como a inteligência artificial pode ser utilizada para prever resultados de projetos, extrair e categorizar recomendações de forma automática para a produção de relatórios, ou ainda, oferecer registros de riscos ou mesmo outros tipos de documentação. 

Simone Filiaci (Unidade de Análise e Insights, IPA) e Dominic Lague (Gabinete de Gestão Estratégica do Governo, Gabinete do Governo Britânico) falaram em sua palestra sobre o uso de uma nova Plataforma de Integração de Relatórios Governamentais. Entre outros objetivos, a plataforma visa a colaboração contínua com o escritório do Primeiro Ministro e o Ministério da Economia e Finanças, além de alinhar modelos de relatórios, comunicações e cronogramas para garantir uma única fonte de veracidade. Durante sua palestra, eles compartilharam os impactos e os desafios da mudança da plataforma, bem como, quais foram as estratégias de treinamento.

Simone Filiaci (Unidade de Análise e Insights, IPA) e Dominic Lague (Gabinete de Gestão Estratégica do Governo, Gabinete do Governo Britânico)

Financiamento e custeio de infraestrutura

Para fechar o dia, Matthew Vickerstaff, Vice-Diretor Executivo e Líder do Projeto “Profissão em Financiamento de Projetos” do Ministério das Finanças do Reino Unido, IPA, falou sobre o financiamento e custeio de infraestrutura, e incentivos públicos para a mobilização de capital privado.

Em sua palestra “Projetando políticas regulatórias governamentais para promover o investimento em infraestrutura”, Matthew trouxe como ponto central a meta de zerar as emissões de carbono até 2050 e de que maneira os investimentos em infraestrutura são necessários para atingir este objetivo. 

Além de abordar questões setoriais, o palestrante expôs aspectos do custeio, financiamento e contratação. Também abordou o uso do hidrogênio como estratégia de segurança energética e os mecanismos utilizados para o projeto. 

Sobre o prédio do Tesouro Britânico

O terceiro dia contou com uma extensa programação e os alunos também puderam conhecer o prédio do Tesouro Britânico. O local captura a atmosfera de Londres durante a Segunda Guerra Mundial, sendo o quartel-general secreto de Winston Churchill e do governo britânico entre 1939 e 1945. 

Situadas no edifício do Tesouro Britânico, as Salas do Gabinete de Churchill serviram como um centro crítico de inteligência, onde muitas decisões importantes sobre a guerra foram tomadas. As Salas do Gabinete permanecem exatamente como eram entre 1939 e 1945. Em média, 115 reuniões de gabinete foram realizadas no complexo, com a última ocorrendo em março de 1945. Pouco depois, em agosto, alguns dias antes do fim da guerra, as luzes da Sala do Mapa foram apagadas pela primeira vez em seis anos.

Confira também a cobertura completa do módulo internacional aqui no site e siga-nos no Instagram e LinkedIn para acompanhar diariamente os destaques da programação.